O que é e pra que serve o shutter speed?

O que é e pra que serve o shutter speed?

6 4337

Tentando entender qual o próximo passo para evoluir em questões de fotografia, estou buscando ler muito e assistir muitos vídeos, e cheguei a conclusão, de que o próximo passo para quem está aprendendo fotografia, após entender os conceitos básicos, é na verdade, aperfeiçoa-los, ou seja, tentar entender e praticar de verdade, quais são as variáveis e o que irá mudar em sua foto, caso cada uma das 3 variáveis básicas sejam alteradas.

Acredito que todos já passaram por um momento ou viveram uma cena que gostariam de literalmente congelar, falando fotograficamente é claro, principalmente quando a cena é tão rápida que acaba ficando com blur devido a velocidade com que aconteceu. Pois bem, partindo dessa ideia, acredito também que vocês já tenham, talvez vez ou outra conseguido com que a foto ficasse congelada, capturando a cena em seu melhor momento, talvez devido ao uso do flash, talvez o ajuste automático da camera, ou talvez tenha conseguido de verdade regular a camera, e congelar o momento desejado.

A boa notícia, é que agora que já entendemos os conceitos básicos, que foram colocados no outro post, podemos nos aprofundar mais em detalhes pra poder entender o que cada um irá fazer, caso o alterarmos e hoje, irei falar especificamente sobre o shutter speed. Afinal, o que é o shutter speed? Pra que ele serve? E como isso pode mudar a minha vida?

Como vocês bem sabem, a fotografia só existe, quando existe luz, e quanto mais luz temos, mais informação nossa fotografia terá, então onde entra o shutter speed nessa história toda? Fácil, toda camera tem um obturador, que funciona como uma cortina que fecha e abre, expondo ou não o nosso sensor a luminosidade, o que irá gerar a nossa imagem, logo o shutter speed nada mais é, do que a velocidade com a qual nosso obturador irá abrir e fechar para capturar a cena desejada. O que isso representa na prática? Que quanto mais rápido for nosso obturador, menos luz irá passar por ele, logo menos informação irá passar, e quanto mais lento, mais luz e mais informação será recebida e com isso, conseguimos criar e explorar efeitos incríveis. Pra entendermos melhor o obturador, vamos ilustrar com a imagem abaixo exatamente como isso funciona:

shutter speeds O que é e pra que serve o shutter speed?

Shutter Speed – O que é e para que serve?

Agora como isso realmente interfere na minha foto? Vamos aos exemplos abaixo:

high speed shutter O que é e pra que serve o shutter speed?

Shutter speed alta velocidade

medium speed shutter O que é e pra que serve o shutter speed?

Shutter speed média velocidade

slow speed shutter O que é e pra que serve o shutter speed?

Shutter speed em baixa velocidade

 O shutter speed então tem a função de definir quando a cena ficará ou não em movimento, ou então congelada na imagem. Até então, tudo tranquilo e tudo certo, porém, alterando a velocidade do obturador, alteramos também a quantidade de luz que estamos recebendo, logo nossa fotometria será alterada, e com isso, para compensarmos a falta, ou super-exposição de luz, devemos mudar também a abertura do diafragma, abrindo ou fechando pontos necessários, e se preciso, alteramos também o ISO. Entretanto, cada um deles irá nos proporcionar um efeito e resultado diferente.

Basicamente é o seguinte, quanto maior a nossa abertura de diafragma, maior será o nossa profundidade de campo, logicamente,  quanto menor a abertura, menor será a profundidade de campo e também, quanto mais rápido for a velocidade do nosso obturador, mais congelada ficará a cena, e quanto mais demorada for, mais borrada ou então com blur ficará nossa foto. Portanto, caso queira praticar, e explorar por você mesmo, você pode verificar as diferenças entre shutter speed e também abertura de diafragma em suas próprias fotos e treinamentos.

Por hoje é só e vejo vocês no próximo post. Não se esqueçam de divulgar o blog e curtir nossa página no Facebook. Um abraço e até o próximo post!

SIMILAR ARTICLES

1 759

Comentários

Jonas disse:

Cara, muito bom! sempre me bato com isso e os gráficos irão ajudar muito! Podeira explicar melhor um pouco sobre a utilização do ISO?

obrigado!

Gustavo disse:

Olá Jonas, boa sorte com o shutter speed. Vou deixar anotado aqui e assim que puder farei um post sobre como usar o ISO. Um abraço!

Jonas disse:

Cara, muito bom! sempre me bato com isso e os gráficos irão ajudar muito! Podeira explicar melhor um pouco sobre a utilização do ISO?

obrigado!

Gustavo disse:

Olá Jonas, boa sorte com o shutter speed. Vou deixar anotado aqui e assim que puder farei um post sobre como usar o ISO. Um abraço!